f.lux – Ajustar a temperatura da cor do monitor à luz ambiente

Ultimamente tenho precisado de estar bastante tempo seguido no computador. Ao fim de algum tempo, especialmente à noite, a vista começa a acusar cansaço. No outro dia, em conversa com um colega meu, surgiu este assunto e ele falou-me no f.lux.

O f.lux é um pequeno utilitário que executa ali escondido e ajusta a temperatura da cor do monitor conforme a hora do dia. A explicação completa está no site, mas resumindo: os olhos ficam mais confortáveis se as cores do monitor tiverem uma temperatura próxima da luz envolvente. A luz do dia tem cores mais “frias” enquanto que as luzes artificiais incandescentes têm cores mais “quentes”.

O que o f.lux faz é ajustar a temperatura para mais quente a partir do pôr do sol, assumindo que vamos estar a trabalhar com uma luz artificial. Naturalmente, é possível ajustar a temperatura conforme a luz ambiente que temos, podendo a transição ser feita progressivamente.

Ao inicio parece um pouco estranho, mas depois custa é voltar à temperatura “normal”. Conheço quem não tenha visto vantagem, mas para mim resulta.

Advertisements

One thought on “f.lux – Ajustar a temperatura da cor do monitor à luz ambiente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s