Windows 7 – Mais do que uma nova Taskbar

 

Desde que saiu a Beta do Windows 7 já se fizeram muitas reviews e, de uma maneira ou da outra, todas acabam por se focar mais nas novidades a nível da interface. Não digo que estas novidades não sejam interessantes, especialmente para utilização "comum", mas gostava de saber um pouco mais sobre outras novidades mais a nível interno.

Finalmente, há uns dias atrás, foi publicada no Channel9 uma entrevista com Mark Russinovich, um dos guru’s do kernel no Windows, que fala sobre o trabalho feito para a nova versão do sistema operativo a nível do kernel e da estrutura geral. Foi removido o principal bottleneck do sistema, o Dispatcher Lock, o que permitiu aumentar em muito o número de processadores suportados e, consequentemente, a escalabilidade e desempenho geral. Há ainda alterações no sistema de gestão de memória (também no sentido de melhorar o desempenho) e uma continuidade no trabalho a nível do sistema de drivers e na "arrumação da casa". Segundo o entrevistado, algumas destas melhorias só se tornam visíveis ou mesmo relevantes em sistemas com grandes workloads, mas não deixa de ser bom saber que a estrutura do sistema melhorou.

Para além da remoção do Dispatcher Lock fala-se ainda noutras alterações no funcionamento do scheduler de forma a que, sobre baixa carga, o trabalho seja direccionado para o mesmo processador, permitindo que os outros estejam em deep sleep. Aqui a novidade interessa especialmente aos utilizadores de computadores portáteis já que pode resultar em menor consumo de bateria.

Refere-se ainda o novo suporte nativo para boot a partir de discos virtuais (!) e alguns outros pormenores. Sem dúvida um bom vídeo para quem quer saber um pouco mais sobre a nova versão!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s