Visual Studio Visualizers

 
Visualizers são componentes do Visual Studio que, numa sessão de debug, permitem ver objectos através de uma interface gráfica própria. As acções que esta interface disponibiliza podem ir desde uma simples representação do objecto até a um "explorer" das suas propriedades. Com o VS vêm já alguns visualizers (por exemplo aquele que permite ver o conteúdo e tipo das variáveis) e muitos outros foram já desenvolvidos pela comunidade. A instalação de um visualizer é tão simples como colocar o assembly (DLL) respectivo na pasta:
 
[Local Disk]\Program Files\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\Packages\Debugger\Visualizers
ou
[Local Disk\User]\Documents\Visual Studio 2008\Visualizers
Nos últimos tempos tenho utilizado dois visualizers bastante úteis:
 
    • LINQ to SQL Visualizer – provavelmente já conhecido por todos, permite ver o código SQL correspondente a uma query LINQ bem como a sua execução.
    • Mole – principalmente indicad para debug em WPF; permite, a partir de um elemento, ver as árvores lógica e visual bem como todas as propriedades e respectivos valores.

No debugger, sempre que existe um visualizer para o tipo do objecto seleccionado, é apresentada uma pequena "lupa" na zona seleccionada. Por exemplo, para o LINQ to SQL Visualizer:

Junto da "lupa" aparece a lista de visualizers que suportam o tipo da variável. Neste caso, tratando-se de uma query LINQ, é indicado o LINQ to SQL Visualizer. Ao escolhê-lo, é aberta a respectiva interface.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s